top of page

em cartaz

sinopse

Sete animais de estimação são deixados em um pet shop com serviço de hospedagem para que seus donos possam viajar no Réveillon. Com medo dos fogos de artifício os animais fogem do lugar, embarcando em uma divertida e emocionante aventura.

Logo.png

O espetáculo infanto-juvenil MUNDO CÃO retrata com leveza e muito humor o universo dos animais de estimação. A peça de Willians Mezzacapa, que assina a direção ao lado de Pedro Garrafa estreia no dia 9 de julho no Teatro do Shopping Morumbi, onde fica em cartaz até 28 de agosto, com apresentações aos sábados e domingos, às 15h.

Essa fábula moderna se passa em um hotel para pets, onde estão hospedados na véspera do Ano Novo. Horas antes da meia-noite, chega à loja um mirradinho e fofo filhote de Pug. Para protegê-lo dos terríveis barulhos dos fogos de artifício, os outros animais decidem fugir do local e ir para um lugar distante e silencioso. Então, eles passam por grandes aventuras, incluindo um passeio na boleia de um caminhão e travessias pelas estradas mais movimentadas da cidade.

Com um enredo muito divertido e cheio e aventuras, o espetáculo mostra a ansiedade e a expectativa dos bichinhos com o Ano Novo. Os personagens, apesar de representarem os cachorros, têm características humanas. Cada um deles tem algo marcante, carismático ou cômico.

Assim, ao mesmo tempo em que trata da questão dos animais e de sua relação com os humanos, a peça fala de amizade, lealdade, companheirismo e espírito de grupo. As crianças são levadas a refletir como as diferenças podem nos unir ainda mais.

Dão vida aos personagens pets, atores experientes, com grande talento para comédia, como Fafá Rennó (que interpretou a personagem Dona Cebola em “Turma da Mônica – Laços e Lições”), Marcelo Diaz (que fez “Casa Submersa”, da Velha Companhia), Cesar Baccan (“Um Inimigo do Povo” e “A Pane”), Marcelo Ullmann (“A Pane”), Letycia Nascimento (“Agamêmnon” e “Tragédia em Movimento”), Maria Paula Lima (“I Love Paraisópolis”) e Willians Mezzacapa (“Embrulha pra Viagem”).

É um espetáculo para rir e se emocionar que agradará não apenas às crianças e aos adolescentes, mas à família inteira. Além disso, a peça valoriza os animais, o que é importante em tempos como os nossos, em que buscamos – muitas vezes sem sucesso – celebrar o respeito a todas as formas de vida.

Autor e Diretor – Willians Mezzacapa

 

Foi na fila do bebedouro, que a Isabella, de 8 anos, perguntou o que sua colega de classe, da mesma idade, iria fazer nas férias. Ao ouvir os planos da família de Alexia, que planejava viajar durante o ano novo, Isabella a interrompeu perguntando o que a amiga faria com o cachorrinho do qual ela acabara de ganhar. Alexia com aquela naturalidade de criança que reproduz as práticas soluções encontradas pelos pais, de imediato disse que iriam deixá-lo em um” hotelzinho”. Isabella não escondeu seu espanto e espontaneamente respondeu: “Sozinho? Mas você não tem dó? Sabia que eles morrem de medo dos fogos?” Pronto! Aquela garotinha de 8 anos conseguiu colocar uma interrogação inédita em duas pessoas. Na aluna e no professor que as assistia. Passei o dia revendo o meu comportamento, a minha relação e a de todos ao meu redor com seus animais de estimação. Percebi nas falas da Isabella o quanto somos capazes de conduzir todas as nossas relações de afeto sempre em pró do nosso próprio interesse. Numa rotina rodeada por crianças, são nas mais cotidianas situações que moram nossos maiores aprendizados. Hoje, a jovem Isabella não sabe, mas um dia ali no colégio, ela plantou uma semente. Naquela mesma semana escrevi esse texto. Ele ficou comigo todo esse tempo. Dez anos se passaram e juntos encontramos novos amigos. O Cesar Baccan e o Marcelo Ulmann que, com maestria, desde o início conduziram tão bem a produção desse projeto. A Paula di Paoli que, elegantemente, nos brindou com seus cenários e figurinos, a agilidade da nossa assistente multicriativa, Rebeca, a linda arte gráfica do meu parceiro e amigo de longa data, Rafael Oliveira e a trilha original desse artista que tanto admiro, Carlos Careqa. Por fim, fui abraçado pela parceria na direção do Pedro Garrafa, uma das pessoas que mais admiro no universo teatral infanto juvenil. O projeto ainda marca a primeira vez que divido o palco com a Maria Paula Lima, minha parceira de vida, que ao lado de Fafá Rennó, Marcelo Diaz, Letycia Nascimento, Cesar Baccan e Marcelo Ullmann completam esse elenco primoroso. Um agradecimento especial para ela que diariamente me ensina sobre o amor, nossa vira lata caramelo, Capitú. Sim, a semente da pequena Isabella, finalmente está germinando. Meu muito obrigado a todos os envolvidos e principalmente a você, que topou embarcar nessa história com a gente. Um bom espetáculo a todos!"

 

 

 

Diretor – Pedro Garrafa

 

Não há problema em repetir aquele velho roteiro clássico: Uma personagem sonhadora e inconformada com o mundo que vive persegue uma ideia fixa que, de tão maluca, acaba cativando um grupo de outras personagens. Cada uma dessas personagens (ligadas à ideia por um motivo completamente diferente) topam embarcar na aventura. Rumo ao desconhecido, cada personagem vai oferecendo seus talentos e suas angústias ao grupo, para que passem por todos os desafios e perigos. No caminho, contratempos são apresentados e, por vezes, até alguns companheiros se vão.  Mas a ideia que os une é maior. Latente. Apaixonante… Ao final da aventura, nossos heróis conseguem cumprir seus objetivos. Mas a ideia, agora concretizada, é muito diferente daquela sonhada no começo. Ela é diferente porque não é mais um sonho. Ela virou o fruto da aventura. Ganhou sentido com o caminho. Ganhou vida!  

Nosso MUNDO CÃO é uma ideia fixa de um querido amigo, o Will. Há anos já tínhamos reunido o grupo de personagens malucas que toparam embarcar conosco nessa aventura. E o que parecia somente “montar um espetáculo” acabou virando uma grande jornada, envolvendo a pandemia, eventos tristes demais como a perda avassaladora de uma das atrizes do elenco e minha companheira na época, a Kuka, (a quem esse espetáculo sempre será dedicado) idas e vindas de projetos em editais, ensaios criativos, outros exaustivos, a iminência do contágio da COVID e… Por fim, a estreia.

Só então que sou capaz de olhar pra tudo e dizer: nada supera a emoção de um roteiro clássico com final feliz!

Nosso MUNDO CÃO é uma “aventura sobre uma aventura”. Uma “ação entre amigos caninos (e felina)” fruto de uma “ação entre amigos artistas”. Que privilégio eu tenho de ter, em minha matilha, esses artistas maravilhosamente talentosos!

Agora que a nossa aventura chega ao seu final. Que a de Espeto, Bartholomeu, Jordan, Shakyra, Clarice, Belô e Minotauro comece.

Viva a aventura!

Viva o Teatro!

Viva a bicharada e abaixo aos fogos!

Bom espetáculo a todos!!!

Ficha Técnica

Texto: Willians Mezzacapa

Direção: Pedro Garrafa e Willians Mezzacapa

 

Elenco:

Cesar Baccan – ESPETO

Juliana Bógus – SHAKYRA

Rebeca OliveiraMINOTAURO

Marcelo Diaz – BARTHOLOMEU

Marcelo Ullmann – JORDAN

Maria Paula Lima – CLARICE

Willians Mezzacapa – BELÔ

 

Stand In e Assistência de Produção: Conrado Costa e Marô Stagni 

Música Original: Carlos Careqa

Cenografia e Figurinos: Paula De Paoli

Desenho de Luz: Pedro Garrafa

Cenotecnia: Wagner José de Almeida

Serralheria: Kalango – Josivan Alves

Adereços: Alessandra Siqueira

Pintura de Arte: Samara Pavlova

Costura de Figurinos: Zezé - Maria José de Castro

Costura de Cenografia: Neide dos Santos Ribeiro Pinto

Operador de Luz: Lele Siqueira

Operador de Som: Jonas Ribeiro

Fotos: Ronaldo Gutierrez

Designer: Rafael Oliveira

Assessoria de Imprensa: Pevi (Angelina Colicchio e Diogo Locci)

 

Produção e Realização: Baccan Produções e Kavaná Produções.

 

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Agradecimentos

“Humanões”

Aliança Francesa

Andreia Porto

Angélica Hoffmann Mendes

Bruno Cancherini

Camila Ingles

Carlinhos Machado

Célio Roberto

Celso Rennó Lima

Clarissa Rockenbach

Denise Rennó Lima

Diva Pedroso

Edilane Oliveira

Edson Patori

Embrulha Pra Viagem

Enódio Abreu

Equipe Flávia Garrafa

Estacio Guimarães

Esú

Fagundes Emanuel

Fátima Candido do Nascimento

Fernando Padilha

Fernando Ullmann

Flavia Garrafa

Gabriel Garbato

Helenice de Paula Dias

Ipsis

José Carlos Dias

Ju Gattaz

Júlio César Ribeiro
Júlio Lima

Kelson Spalato

Leandro Resende

Leo Saldanha

Letícia Lima

Lívia Carmona

Maira Tumbiolo Tosi

Marcio Aparecido Favero Lopes

Maria Cecília Lima

Maria do Carmo Zampaghioni

Maria Flávia Ribeiro

Maria Ignácia Ribeiro

Miriam Ullmann

Muriel dos Reis Castro

Natalia Mezzacapa

Paulo Sommer Nascimento

Raquel Murano

Roberto Aparecido Simões

Sálvio Marcelo Soares

Secr. Mun. da Cultura de São Paulo

Teatro Aliança Francesa

Teatro João Caetano

Victor Melo

Willians Thadeu Mezzacapa

 

 

“Humaninhos”

Alejandro Henrique do Nascimento Simões

Anna Borges

Antonio

Bernardo Mendes Baccan

Gabi

Helena

Isabel

João Victor Ribeiro Garbato

Julia

Leleco

Maria Júlia Ribeiro Gabarto

Pedro

Rafael Teixeira Dias

Rudá SoL Nascimento Soares

Theo Borges

 

“Pets”

Alice

Amadeu

Angelina

Ariano S.

Benny

Bolinha

Capitu

Cora

Cora C.

Eco

Fofu
Gigi

Jack

Jimmy

Joana

Joaquim

Katitas

Kessy

Kiara

Kika

Kimba

Laila
Maluma

Margarida

Max

Misty

Molly

Napoleão

Nino

Pandora

Paulinho

Pipoca

Pitágoras
Pluto

Pretto

Quelé

Simone

Soê

Sofia

Sophie

Stella

Zorro

Em memória:

Alex Sander do Nascimento Simões

Fabio Santana

Kuka Annunciato

Rodape.png
bottom of page